sábado, 12 de fevereiro de 2011

RODOVIARIA DE MARILIA SP


No ano de 1997, em Marília, cidade situada a 450 Km de São Paulo, iniciou-se o planejamento da construção do terceiro terminal rodoviário intermunicipal. Implantado numa área de 24.458 m², está localizado as margens da rodovia SP-294, entre dois dispositivos viários: o entroncamento da BR-153 com SP-294 e anel viário SP-294 / avenida João Ramalho.
O partido arquitetônico adotado é de visão futurista devido a sua plástica, e ao mesmo tempo de funcionalidade e fácil leitura para seus usuários. A questão da viagem foi elaborada de forma lúdica, "inspirando a uma grande viagem espacial", pois o projeto tem forma de uma nave espacial com duas asas laterais pergoladas, uma de convívio, privilegiada com um espelho d'água com fonte luminosa e a outra dando ênfase ao paisagismo, contendo bancos e floreiras.

No eixo central, o acesso de pedestres com sua grande marquise, marca a entrada da edificação. Nas laterais do acesso de pedestres se localizam os estacionamentos de automóveis, motos e táxis. Pensando nos deficientes físicos o nível è consideravelmente plano, contendo apenas uma pequena inclinação para o escoamento das águas pluviais. Visando um melhor fluxo, o acesso dos ônibus foi planejado na rua paralela a rodovia, com uma guarita de controle.

No bloco central que ocupa cerca de 6.900 m² de área construída, se destaca a cobertura estruturada sobre um círculo formado por dez pilares de concreto. A estrutura da cobertura circular está formada por uma tesoura metálica de 34m distribuídas radialmente a cada 36°. O círculo de pilares está a 17m do centro, por tanto as tesouras possuem um balanço de 17m

No centro da edificação localiza-se a lanchonete e o restaurante de forma cilíndrica; na seção leste se localizam as plataformas de embarque e desembarque e saguão de espera, e na seção oeste, 53 ambientes são devidamente distribuídos de acordo com suas funções, tais como, lojas, bilheterias, escritórios, serviços e apoio. Todos estes ambientes são construídos em alvenaria de vedação com laje e platibanda.
No centro onde se localiza a lanchonete e o restaurante encontra-se a escada e o elevador para a locomoção entre os pavimentos superiores. O 2° pavimento foi dedicado ao espaço multiuso, o 3° pavimento é um mirante, e o 4° pavimento aloja a casa de máquinas e o reservatório.
Todos estes pavimentos possuem uma forma cônica revestida de chapa metálica plana e dupla na cor branca e vidro temperado fumê nos caixilhos de alumínio.
Com estes elementos a "nave espacial" se compõe com harmonia de formas e funcionalidade tornando agradável o passeio em uma rodoviária e marcando assim a virada do milênio em grande estilo, um projeto futurista

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